Se chegaste até ao nosso formulário de envio de Amostras de Ransomware, é provável que tenhas sido vítima deste crime informático, e os teus dados tenham sido roubados, estando agora a ser extorquido para pagar pelos teus próprios dados.
O primeiro passo é manteres a calma e a cabeça fria para poderes agir da melhor forma possível. Se confias na nossa experiência e seguires os nossos conselhos, juntos alcançaremos um bom resultado.
Não desligues os equipamentos afetados. Liga-nos urgentemente por telefone — faremos de imediato uma cópia (DUMP) da memória RAM.
Desconecta os equipamentos da rede de dados, seja por cabo ou Wi-Fi. Um equipamento afetado não infetará os restantes se estiver desligado da rede.
Envia-nos a nota de resgate de cada equipamento afetado.
Envia-nos amostras de ficheiros encriptados de cada equipamento afetado. De preferência, entre 6 a 10 ficheiros com tamanho reduzido (alguns kilobytes são suficientes), e com extensões comuns como JPG, DOC, XLS, PPT, PDF, etc.
Preenche o nosso formulário de Envio de Amostras de Ficheiros e, de seguida, o formulário de Informação Adicional. Entraremos em contacto contigo. Em caso de dúvidas, podes telefonar-nos ou contactar-nos por WhatsApp, Telegram ou e-mail.
Avalia os danos sofridos, faz um inventário e documenta tudo com o máximo de detalhe possível.
Apresenta queixa na esquadra de polícia mais próxima, o mais rapidamente possível. Este passo é essencial.
Informa a autoridade responsável pela Proteção de Dados na mesma queixa. Assim, estarás a proteger-te de eventuais reclamações por parte de clientes ou fornecedores, e a salvaguardar a tua posição perante exigências legais da Autoridade Tributária e da Segurança Social.
Realiza uma clonagem forense, exata, em formato RAW de todas as unidades de armazenamento afetadas — tanto discos rígidos mecânicos como SSDs. Rotula cada unidade e guarda os originais num local seguro. Nós trabalharemos apenas com as cópias.
"*" indica campos obrigatórios
Não hesite em entrar em contacto se alguma pergunta do formulário não estiver clara, se não souberes a que se refere ou mesmo se tiver uma resposta que não consta no formulário. E, claro, pede-nos para o contactarmos por telefone para um contacto mais pessoal.